RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prazo para regularização do título de eleitor encerra em 6 de maio

De acordo com a Lei das Eleições, o prazo para alistamento eleitoral ou regularização de pendências encerra 150 dias antes da votação

Mais de 150 mil eleitores precisam regularizar o título no Vale do Paraíba
(Foto: TSE)

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) alerta que o prazo para regularizar o cadastro eleitoral, tirar o título, transferir o domicílio ou atualizar dados encerra em 6 de maio. Eleitores que deixarem para a última hora podem ficar impedidos de votar nas Eleições de 2026.

Nesse período, é possível tirar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral, atualizar dados cadastrais ou resolver pendências, garantindo a participação no pleito eleitoral deste ano.

Esses serviços podem ser solicitados em qualquer unidade da Justiça Eleitoral, conforme os canais e as orientações dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Também podem ser feitos, de forma on-line, peloAutoatendimento Eleitoral, disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o prazo para alistamento eleitoral ou regularização de pendências encerra 150 dias antes da votação. Como o primeiro turno das Eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro, o dia 6 de maio é a data-limite para que eleitores tirem o título ou regularizem sua situação junto à Justiça Eleitoral.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiros maiores de 18 anos e facultativos para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos, segundo a Constituição Federal. O primeiro título pode ser solicitado a partir dos 15 anos, mas quem se alistar nessa idade só poderá votar de forma facultativa se completar 16 anos até o dia da eleição

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS