RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Passagem de ônibus fica mais cara em João Pessoa a partir deste domingo (25)

Conselho de Mobilidade define reajuste tarifário, que eleva valores do transporte coletivo urbano na capital paraibana

Foto: Roberto Guedes

A passagem de ônibus ficou mais cara em João Pessoa a partir deste domingo (25), após decisão do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, tomada em reunião realizada na sexta-feira (23). O colegiado definiu o reajuste com base em critérios técnicos e encaminhou a deliberação ao Poder Executivo, responsável pela homologação.

Com a mudança, a tarifa dos ônibus convencionais passa a custar R$ 5,45, enquanto o serviço opcional Geladinho passa a cobrar R$ 6,05. O sistema adota janeiro como data-base para reajustes e utiliza apenas custos comprovados, como combustível, manutenção, frota, peças e salários.

O setor de transporte coletivo aponta que a redução de 50% do ISS em João Pessoa não eliminou o impacto tributário, considerado elevado frente a outras capitais. Segundo o levantamento, 14 capitais brasileiras concedem isenção total do imposto sobre o transporte coletivo urbano.

As empresas também relacionam o reajuste à queda no número de passageiros. Em 2025, o sistema transportou 17,3% menos usuários do que em 2019, período anterior à pandemia, o que afeta o equilíbrio financeiro da operação.

Segundo Isaac Moreira, diretor institucional do Sintur-JP, “outros 49 sistemas de transporte coletivo já anunciaram reajuste tarifário, e João Pessoa adota percentual inferior à média nacional entre as capitais”. Ele afirmou ainda que o setor mantém investimentos para renovação da frota nos próximos meses.

Com novos investimentos previstos para 2026, o sistema deve manter João Pessoa como a terceira capital com a frota de ônibus mais nova do Nordeste, segundo as entidades do setor.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS