Prefeitura encaminha projeto de Lei para compra de vacinas via consórcio da FNP

Projeto foi encaminhado para a Câmara Municipal nesta segunda-feira (8); adesão já foi assinada por 1.703 municípios brasileiros

0
Profissional da saúde aplica vacina em paciente - Foto: Agência Brasil

A Prefeitura de Ribeirão Preto encaminhou para a Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 8, projeto de Lei que prevê a participação da cidade no consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A adesão já foi assinada por 1.703 municípios brasileiros que pretendem garantir a compra de imunizantes contra o coronavírus, assim como medicamentos e insumos para o combate da doença. A cópia da Lei aprovada deve ser enviada até o dia 19 de março para que no dia 22 do mesmo mês seja realizada a assembleia de instalação do consórcio.

“Já havia assinado o protocolo de intenções na semana passada e encaminhado à FNP e agora encaminhamos o projeto de Lei para apreciação dos vereadores”, disse o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

O debate sobre a instituição do consórcio de municípios para a compra dos imunizantes teve início em fevereiro, com os prefeitos das cidades brasileiras. “Atualmente, no mundo, há 10 vacinas aprovadas e mais de 230 em fase de testes. Acredito que o consórcio facilite as negociações para compra de vacinas. Não há interesse de competir com o Ministério da Saúde e sim agregar esforços”, explicou o prefeito.