Projeto Serrana | Primeira dose do Grupo Cinza termina com adesão de 92,5% dos cadastrados

O primeiro ciclo da área Cinza, que se estendeu até o domingo (7), teve 5.847 vacinados; projeto faz parte de estudo pioneiro sobre a imunização do Instituto Butantan

0
Vacinação contra covid-19 - Foto: Agência Brasil

No último domingo (7) foi finalizada mais uma etapa de vacinação em Serrana. O Grupo Cinza, a terceira área a ser imunizada como parte do Projeto S, teve 5.847 munícipes vacinados, o que indica uma adesão de 92,5% da população cadastrada. O projeto faz parte de um estudo pioneiro da imunização contra a Covid-19 em um município brasileiro, pelo Instituto Butantan.

A primeira etapa, com o Grupo Verde, imunizou 92,6% de todos os cadastrados na região. Já a segunda etapa vacinou 94,8% dos cadastrados da área amarela. Com a soma dos três grupos, o Projeto S já vacinou 67% do total de cadastrados no município, que é de 28,3 mil pessoas.

Vale lembrar que o primeiro dia de vacinação do Grupo Cinza teve grande adesão da população de Serrana. No total, 1.649 habitantes foram vacinados na data, recorde de atendimentos desde o começo do estudo clínico.

A expectativa em relação à vacinação das áreas seguintes se mantém otimista. Segundo Gustavo Volpe, um dos coordenadores médicos do Projeto S, uma adesão de 80% da população de cada um dos quatro grupos já seria um bom indicador de que podemos chegar, futuramente, à imunização coletiva na cidade.

Com o encerramento do Grupo Cinza, essa primeira etapa do Projeto S entra na reta final e inicia a imunização dos moradores da região azul (quarto grupo), que começa na próxima quarta-feira (10) e vai até domingo (14).

O horário da vacinação vai das 14h às 20h30 de quarta-feira a sexta-feira, e das 8h às 15h30 no sábado e no domingo. São oito pontos de vacinação: EEs Neuza Maria do Bem, Jardim das Rosas e Deputado José Costa, e EMEFs Professora Maria Celina Walter de Assis, Paulo Sérgio Gualtieri Betarello, Edesio Monteiro de Oliveira, Jardim Pedro I e Professora Dilce Jorge Gonçalves Netto França.