A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) multou, nesta quarta-feira (4), a empresa responsável pela poluição das Três Lagoas, em João Pessoa. A penalidade foi aplicada após uma ação da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da capital, que havia identificado indícios de contaminação ambiental na área.
No último 28 de janeiro, técnicos da Divisão de Fiscalização (Difi) da Semam estiveram no local e constataram sinais de lançamento irregular de efluentes líquidos em uma das lagoas que fazem parte do Parque Três Lagoas. A vistoria ocorreu depois de denúncias e resultou na notificação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da própria Sudema, além do envio de relatórios técnicos aos órgãos competentes.
De acordo com a Prefeitura, a multa aplicada pela Sudema é consequência direta das vistorias, fiscalizações e notificações feitas pela Semam, que apontaram as irregularidades e permitiram a adoção das medidas legais cabíveis.
O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, destacou a importância da participação da população por meio dos canais de denúncia para ajudar na identificação de crimes ambientais. Segundo ele, o trabalho conjunto fortalece a fiscalização e contribui para a proteção do meio ambiente. “O nosso compromisso é com a preservação ambiental, o cumprimento da legislação e a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.
As Três Lagoas vêm registrando impactos ambientais causados pelo despejo irregular de efluentes, o que tem comprometido a qualidade da água e o equilíbrio ambiental da região. A partir das denúncias e do trabalho de campo da equipe de fiscalização, foi possível identificar a origem da poluição e acionar os órgãos responsáveis pela punição.



