O Centro Cultural São Francisco, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, será palco de duas apresentações imperdíveis nesta semana, dentro do projeto ‘Viva o Centro com Música’. Na quinta-feira (5), a partir das 18h, a Big Band Rubacão Jazz sobe ao palco para apresentar um repertório repleto de frevo e marchinhas de Carnaval. A entrada é gratuita, e o público pode aproveitar o estacionamento para carros e motocicletas, disponível atrás da igreja.
A Rubacão Jazz, formada por 30 músicos, é uma big band que surgiu no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como um projeto de experimentação musical. A banda segue o estilo das tradicionais big bands americanas, com uma formação que inclui trompetes, trombones, saxofones, piano, baixo, guitarra, bateria e percussão. Além de ser um laboratório musical para estudantes, o grupo também busca formar plateia e promover a economia criativa por meio da música.
O grupo é composto por cinco saxofonistas, quatro trompetistas, quatro trombonistas, bem como guitarra, baixo, bateria e percussão. Seus integrantes são de diversas idades, etnias e formações, refletindo a diversidade cultural que caracteriza o próprio projeto.
Já na sexta-feira (6), também às 18h, o palco do Centro Cultural São Francisco será ocupado pelo grupo Curta Opera PB. Formado em 2024, o grupo surgiu a partir das apresentações no mesmo projeto ‘Viva o Centro com Música’. O concerto deste dia unirá o poder das vozes, com o talento dos cantores Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e Paulo Brasil, sempre acompanhados por uma camerata ou um pianista. A direção artística fica a cargo do professor e maestro Carlos Anísio. As apresentações da ópera possuem um repertório composto por música de câmara.



