RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Fortes chuvas no Sertão da Paraíba geram transtornos para a população

Ventos fortes derrubam telhados e causam quedas de energia em diversas localidades do Sertão paraibano

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Sertão da Paraíba tem enfrentado sérios transtornos desde a quinta-feira (5) devido às fortes chuvas que atingiram a região. Na cidade de Patos, por exemplo, uma tempestade com raios e trovões causou danos significativos. Ventos fortes derrubaram telhados de lojas, árvores e deixaram várias áreas sem energia elétrica.

Os moradores registraram os transtornos em vídeos que circulam pelas redes sociais. O temporal, que se iniciou por volta das 17h20, foi breve, mas intenso o suficiente para causar danos em diversas áreas da “Capital do Sertão”.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até a última atualização, Patos acumulou 15,6 mm de chuva. Já em municípios próximos, como Teixeira, o volume de precipitação foi significativamente maior, chegando a 85 mm.

Um alerta da Agência de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) informou que as chuvas devem continuar, com intensidade moderada a forte, nos próximos dois dias. A previsão aponta para a concentração dos maiores volumes de precipitação nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú, podendo se estender para outras áreas do estado de forma mais isolada. O fenômeno é resultado da circulação dos ventos nos médios e altos níveis da atmosfera, o que mantém o clima instável em todo o estado.

Em paralelo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou um alerta para 157 municípios da Paraíba. A previsão é de chuvas intensas, com volumes que podem variar de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h. O aviso permanecerá em vigor até as 23h59 desta sexta-feira (6).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS