As regiões do Vale do Paraíba, o Litoral Norte e a Serra da Mantiqueira devem enfrentar um fim de semana de tempo instável e abafado. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo a instituição, uma banda de nebulosidade, que se estende desde a Amazônia, continuará provocando chuvas intermitentes, com maior intensidade nos períodos da tarde e da noite.
Nesta sexta-feira (6), o dia deve ter aberturas de sol em boa parte do interior do Vale, mas a umidade elevada aliada ao calor deve provocar pancadas fortes. O Vale Histórico é a região com maior previsibilidade de volumes relevantes de chuva nas próximas horas.
No Litoral Norte, a nebulosidade persiste de forma mais intensa. A região, que já registrou acumulados entre 40 e 60 milímetros em pontos isolados recentemente, segue sob monitoramento devido ao solo saturado, o que aumenta o risco de deslizamentos.
No sábado (7), o cenário deve se repetir com temperaturas variando entre 27°C e 30°C no Vale e no Litoral. Na Serra da Mantiqueira, as máximas devem ficar entre 20°C e 23°C, com presença constante de nevoeiro e neblina nas estradas, especialmente no início da manhã e após as chuvas.
Já no domingo (8), a situação requer atenção redobrada. Um sistema frontal que avança pelo oceano, embora não chegue diretamente à região, deve intensificar a convergência de umidade sobre o leste paulista. Isso pode gerar chuvas mais volumosas e perigosas em áreas de encosta.
A previsão indica que esse padrão meteorológico de chuvas diárias deve persistir pelo menos até a próxima terça-feira (10). A partir de quarta, a tendência é de uma mudança no padrão, com a redução gradual da umidade e das pancadas de chuva na região.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



