O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, concedeu entrevista nesta sexta-feira (6) ao programa Manhã TH+, apresentado por Anne Gomes e Josival Pereira. Em um breve balanço de sua gestão, que completa mais de oito meses à frente da pasta, ele destacou avanços e projetos em andamento. Entre as novidades, o ministro confirmou que a TV 3.0 iniciará suas operações no Brasil em junho deste ano.
A montagem da estação-teste da TV 3.0 teve início na última segunda-feira (2), na Torre de TV de Brasília. A iniciativa representa a maior evolução da televisão aberta desde a digitalização, ao integrar radiodifusão e internet em um ambiente totalmente baseado em aplicativos, substituindo os tradicionais canais numéricos. De acordo com Frederico de Siqueira, a implantação será gradual, com início pelas grandes capitais.
Siqueira também antecipou que algumas capitais brasileiras devem estrear a nova tecnologia já no mês de junho deste ano. A expectativa é que outras filiadas locais das emissoras também se preparem para realizar a renovação tecnológica, acompanhando a evolução do sistema.
“A TV 3.0 é a evolução da TV digital. Em algumas capitais, a tecnologia será implantada em breve. É uma tecnologia de TV aberta, interativa e conectada, fazendo com que o telespectador fique mais próximo do programa, do artista, do anunciante, para ter essa relação de proximidade”, afirmou o ministro, ressaltando, ainda, que a nova tecnologia proporcionará uma qualidade de imagem superior, com resoluções que podem variar de 4K a 8K.
Frederico de Siqueira Filho também reafirmou que a TV no Brasil continuará sendo aberta e gratuita, garantindo acesso ao entretenimento de qualidade e ao jornalismo profissional, seguro e confiável, comprometido com o combate às fake news e à desinformação.



