RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Jacareí registra queda no índice de infestação de larvas do mosquito da dengue no início de 2026

Avaliação de Densidade Larvária aponta índice de 2,0 contra 3,2 no ano passado.

Ao comparar o mesmo período de 2024, o boletim registra redução nas três arboviroses urbanas, aponta dados da SES
Foto: Reprodução

A Vigilância em Saúde de Jacareí divulgou o resultado da primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2026. O município registrou um Índice de Breteau (IB) de 2,0, o que representa uma redução em comparação aos 3,2 registrados no mesmo período de 2025.

Leia mais notícias da região aqui.

O levantamento indica uma queda na infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. No total, as equipes vistoriaram 3.060 imóveis sorteados de forma aleatória em cinco áreas operacionais da cidade.

Apesar da melhora nos números gerais, o monitoramento acende um alerta: 53,3% dos focos encontrados estavam em recipientes móveis. Isso significa que a maioria dos criadouros são objetos que poderiam ser facilmente descartados ou guardados em local coberto.

No ranking de criadouros, os baldes e regadores lideram com 20% das larvas encontradas. Em seguida aparecem tambores e caixas d’água (13,3%), ventiladores e panelas (11,7%), lonas (10%) e pratos de plantas (6,7%).

A administração municipal informou que continua intensificando as ações de prevenção, incluindo visitas casa a casa e a Operação Cata-Treco. A população também pode denunciar focos pelo “Zap Dengue”, no número (12) 99159-7877.

Além dos cuidados em casa, as autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação. O imunizante está disponível para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos nas unidades de saúde da cidade.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS