Os produtores rurais Ozico Pereira. de 72 anos, e Pedrina Pereira, de 70, fizeram história no 24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo. O casal de agricultores do município de Barra do Turvo, no Vale do Ribeira, que estão juntos há 50 anos, obteve a maior nota já alcançada em todas as edições da competição, com a incrível marca de 91,10 pontos na categoria cereja descascado.
Para se ter uma ideia, até então, a maior pontuação já alcançada foi em 2022, com 90,3 pontos. “O café gourmet é de 80 a 85 pontos, enquanto o especial é de 85 a 90 pontos. Até então, não existia uma nota acima disso. De quatro anos para cá, os cafés que atingem acima desta pontuação são classificados de extraordinários”, explicou o especialista agropecuário da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Rogério Sakai.
Para a produtora Pedrina Pereira, que vem da agricultura familiar e cresceu vendo o pai cultivando café, a simplicidade na produção pode resultar em uma safra bem valorizada. “As mudas de café foram plantadas e, para roçar, utilizei a roçadeira, depois, realizei apenas duas capinadas. Não precisou de adubo, não precisou de nada”, explicou Pedrina Pereira.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
A safra da amostra vencedora foi cultivada, há cinco anos, em um sistema agroflorestal, em uma área rural de 6 mil metros quadrados, com uma produção de cerca de 4 mil pés de área plantada de café. “Nós sofremos muito para chegar até aqui, mas agora estamos colhendo os frutos. Ficamos muito felizes pela conquista deste prêmio”, celebrou Pedrina.
A participação do casal no concurso foi feita de forma experimental, apenas para conhecer o funcionamento da competição. “O prêmio foi uma surpresa, pois eu nunca pensei que poderíamos ganhar e isso foi importante, porque com o reconhecimento aumentaram os meus clientes e as vendas de café. Também foi uma honra representar o nosso município”, ressaltou Ozico Pereira.
Melhores cafés do Estado
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza há mais de 20 anos o Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo e na edição de 2025 premiou os 50 melhores cafés paulistas em várias categorias. O evento reúne cafeicultores de diversas regiões, pesquisadores, lideranças do setor, representantes de cooperativas e autoridades, reforçando o protagonismo paulista na produção de cafés de alta qualidade.



