A cratera que se abriu em uma rua no Jardim Imperial no último sábado (7) aumentou de tamanho na tarde desta segunda-feira (9), em São José dos Campos. Vídeo disponibilizado por um morador mostra o momento em que o enorme buraco cede ainda mais. A Defesa Civil continua monitorando o local. Veja o vídeo abaixo.
Leia mais notícias da região aqui.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento que o asfalto cede aumentando ainda mais o buraco. A chuva que atinge a cidade desde o fim de semana pode estar agravando ainda mais a situação.
ENTENDA O CASO
A CRATERA surgiu a poucos metros de onde um caminhão de 10 toneladas já havia caído em janeiro. Por conta da instabilidade do solo e do risco de novos desabamentos, a Defesa Civil interditou quatro casas e um prédio com 34 apartamentos. Ao todo, 156 moradores precisaram deixar o local e estão acolhidos em casas de parentes. A área permanece isolada e sob monitoramento constante das autoridades de segurança.
O novo desmoronamento causou o rompimento de tubulações, gerando um vazamento de água que assustou quem passava pela região. No domingo (8), a Sabesp informou que conseguiu adaptar a rede para restabelecer o abastecimento no bairro. A concessionária explicou que o problema foi causado pelo rompimento de uma galeria de águas pluviais, que faz parte do sistema de drenagem da prefeitura.

Equipes da Secretaria de Obras, Defesa Civil e das concessionárias de energia e gás continuam no local nesta segunda (9) para realizar avaliações técnicas. O retorno dos moradores aos imóveis só será permitido após uma nova vistoria garantir que não há risco de novos afundamentos na via.
Confira a nota da prefeitura de São José dos Campos na íntegra:
“A rua já estava com o tráfego restrito desde o final de janeiro, quando o asfalto cedeu pela primeira vez no cruzamento com a Rua Roberto Baranoy, engolindo por completo um caminhão carregado com blocos de concreto. A Prefeitura de São José dos Campos informa que a Defesa Civil permanecerá no local, coordenando as ações da GCM e Apoio Social para orientação aos moradores. Desde o último sábado (7), houve a interdição de residências como medida preventiva para garantir a segurança do local. Por enquanto, os moradores ainda não podem voltar para suas casas. Os imóveis interditados compreendem 34 apartamentos e quatro casas. Todos os moradores foram orientados e estão acolhidos em casas de familiares ou amigos, conforme escolha deles. Foram disponibilizados colchões, cestas básicas e cobertores para quem quiser. O local permanece devidamente sinalizado. Equipes das concessionárias EDP, Sabesp e Comgás atuaram na área, em conjunto com equipes da Prefeitura, para avaliação técnica e medidas que precisarão ser adotadas. A Prefeitura vai analisar que tipo de obra será realizada”.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



