RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paraíba terá Banco de Currículos para mulheres em situação de vulnerabilidade

Projetos aprovados pela ALPB criam Banco de Currículos para mulheres vulneráveis, o Selo Mulher Valorizada e o Dia da Mulher Cooperativista na Paraíba

Foto: Freepik

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nessa terça-feira (10), uma série de projetos de lei voltados ao incentivo ao empreendedorismo, à valorização e à proteção das mulheres no estado. As propostas tratam de geração de oportunidades, reconhecimento do protagonismo feminino e fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento à violência.

Entre as matérias aprovadas está o Projeto de Lei 4.316/2025, de autoria da deputada Francisca Motta, que institui o Programa de Banco de Currículos para mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica. A iniciativa prevê a criação de um cadastro estadual para conectar essas mulheres a oportunidades de emprego, por meio de parcerias com empresas públicas e privadas.

Também foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei 4.044/2025, apresentado pela deputada Jane Panta, que cria o “Selo Mulher Valorizada”. A certificação será concedida às Administrações Regionais da Paraíba que adotarem medidas efetivas de valorização, empoderamento e proteção das mulheres.

Para receber o selo, as gestões regionais deverão desenvolver e implementar programas de autonomia econômica feminina, ampliar o acesso à educação, saúde e serviços públicos essenciais, além de ações de prevenção e combate à violência doméstica e sexual.

Outro projeto aprovado foi o PL 1.965/2024, de autoria da deputada Daniele do Vale, que institui o Dia e a Semana Estadual da Mulher Cooperativista, a serem celebrados anualmente em 15 de agosto, data que marca o Dia Nacional da Mulher Cooperativista. A proposta busca reconhecer o protagonismo feminino no cooperativismo paraibano e incentivar a atividade como instrumento de integração e reintegração social e econômica das mulheres.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS