A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Educação celebra com orgulho o desempenho dos estudantes da rede municipal de ensino que participaram da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2025.
Neste ano, 61 alunos foram premiados pela conquista de 9 medalhas nacionais, 25 estaduais e 52 menções honrosas, envolvendo 15 unidades escolares. Além disso, 5 professores também foram reconhecidos pelo papel fundamental que desempenham na formação das crianças e dos adolescentes em sala de aula.
A premiação na OBMEP representa um feito de grande relevância na trajetória escolar dos alunos. Trata-se de uma conquista que pode repercutir ao longo de toda a vida acadêmica, funcionando como um estímulo duradouro para o aprendizado e o desenvolvimento intelectual. Além disso, importantes universidades públicas levam em conta o desempenho de medalhistas em olimpíadas científicas ao selecionar candidatos, ampliando perspectivas e oportunidades futuras.
“Esses resultados são fruto de um esforço coletivo. Parabenizo, primeiramente, os alunos e professores premiados e também as equipes gestoras, coordenadores pedagógicos e familiares, que, juntos, fortalecem diariamente a escola pública comprometida com a qualidade do ensino e com a criação de um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante”, destaca o secretário municipal de Educação, Christian Viana Oliveira.
Escolas da rede municipal com alunos e professores premiados na OBMEP 2025:
EMEF Alcina dos Santos Heck
EMEF Profº Alfeu Luiz Gasparini
EMEF Profº Anísio Teixeira
EMEF Antônio Palocci
EMEF Domingos Adilson Canesin
EMEF Dercy Célia Seixas Ferrari
EMEF Domingos Angerami
EMEF Profº Eduardo Romualdo de Souza
EMEF Profº Jarbas Massulo
EMEF Dr. João Gilberto Sampaio
EMEF Vereador José Delibo
EMEF Dom Luis do Amaral Mousinho
EMEF Profª Maria Ignez Lopes Rossi
EMEF Dr. Paulo Monte Serrat Filho
EMEF Profº Dr. Waldemar Roberto
A entrega das medalhas pela organização da OBMEP ocorre, normalmente, no primeiro semestre do ano. Posteriormente, a Secretaria Municipal de Educação realizará uma cerimônia de reconhecimento e premiação aos estudantes e professores.
OBMEP 2026
As inscrições para a 21ª edição da OBMEP (2026) já estão abertas e seguem até o dia 16 de março. Na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto, participam todas as unidades escolares que atendem aos anos finais do Ensino Fundamental.
As provas da primeira fase acontecem nas próprias escolas no dia 9 de junho, com duração de 2 horas e 30 minutos — alunos com deficiência têm até 3 horas e 30 minutos para a realização — composta por 20 questões objetivas, especialmente elaboradas para estimular o raciocínio lógico-matemático.
Já a segunda etapa será realizada no dia 17 de outubro, um sábado, às 14h30, com questões dissertativas. O gabarito da primeira fase será disponibilizado publicamente no site da OBMEP em até 30 dias úteis após a aplicação da prova.
“Há mais de duas décadas, a OBMEP se consagra como um grande movimento nacional de busca por talentos na área de Matemática. Atualmente, a olimpíada premia não apenas os estudantes, mas também os professores que contribuem para a formação dos alunos. A rede municipal de ensino mantém, ano a ano, bons resultados, refletindo de forma clara o fortalecimento do ensino dessa disciplina e o desenvolvimento de habilidades nos estudantes que vão além do aprendizado tradicional em sala de aula”, ressalta André Gonçalves, chefe da Seção de Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação.



