Durante a edição desta quinta-feira (12) do Jornal da 79, uma ativista animal, identificada como Thalia Gomes, denunciou a situação de abandono de 14 animais que estão abrigados no Departamento de Bem-estar Animal de Jardinópolis, na região metropolitana de Ribeirão Preto.
Segundo denunciado, os animais sofrem por condições inadequadas no abrigo, além da falta de acompanhamento profissional. A afirmação é contestada pela prefeitura local.
O prédio era ocupado pela zoonoses do município metropolitano e foi renomeado para receber a Divisão de Bem-estar. Segundo a ativista denunciante, “lá não tem veterinário. A cidade não contratou veterinário ainda. Quando consegui fazer as imagens, tinham 14 cães que ficam presos lá. É muito triste, espaço muito pequeno e animais de grande porte”.
Ainda de acordo com Gomes, “eu vi poucas baías com ração. Eles ficam presos, não saem”. “Animais que precisam de tratamento não têm isso”, continua.
Em fala contínua, a ativista afirma que funcionários não permitem o acesso público ao abrigo, mesmo em caso de adoção. “Coisa que não existe”, conclui.
Assista a entrevista na íntegra:
Outro lado
A administração de Jardinópolis respondeu sobre as condições e cuidados envolvendo os animais abrigados no espaço público. Na íntegra, leia o retorno:
“Todos os animais passaram por avaliação dia 06/01/2026. Alguns animais possuem comorbidades como os paraplégicos, e são cuidados e medicados de acordo com as recomendações veterinárias. Os animais são manejados diariamente para limpeza das baias e conduzidos para o banho de sol em área externa. Os animais aptos à adoção são divulgados nas redes sociais da prefeitura e disponibilizados nas feiras de adoção que tem acontecido bimestralmente.
Em janeiro/2026 houve a contratação da médica veterinária para o departamento de Bem Estar Animal (Secretaria de Meio Ambiente), aprovada em primeiro lugar no processo seletivo, que iniciou os trabalhos no dia 05/01/2025, pedindo demissão, sendo seu último da de trabalho no dia 19/01/2026. Todos os animais passaram por avaliação da médica no dia 06/01/2026. Foi dado andamento no chamamento das próximas colocadas no qual a segunda e terceira colocadas não tiveram interesse, a quarta colocada, a médica veterinária Victória Ferreira Xavier já entregou a documentação, passou por exame admissional e deve iniciar suas atividades dia 19/02/2026.
A prefeitura vem trabalhando para efetuar as adequações necessárias diariamente. Inclusive já aprovado orçamento e deve ser publicado em breve edital para reforma e ampliação do prédio de Bem Estar Animal, e adequações para inauguração e início dos atendimentos do Pet Container”.



