RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Carnaval 2026: Unidos da Tijuca celebra a vida e a obra de Carolina Maria de Jesus

A Marquês de Sapucaí será palco de uma grande homenagem para a escritora, memorialista e compositora Carolina Maria de Jesus. A Unidos da Tijuca, tradicional escola de samba do Grupo Especial, escolheu o enredo “Carolina Maria de Jesus” para fechar a segunda noite de desfiles, dia 16 de fevereiro, contando a trajetória desta figura fundamental da literatura e cultura brasileiras.

Nascida em Sacramento (MG) em 1914, Carolina tornou-se referência da literatura nacional com o livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada lançado em 1960, obra que rompeu barreiras ao relatar, com brutal honestidade e força poética, a vida de uma mulher negra, favelada e catadora de papel na periferia de São Paulo. Sua escrita é reconhecida como denúncia social e documento literário, expondo desigualdades, fome e exclusão, temas que continuam atuais e ressoam na sociedade brasileira até hoje.

Foto: Divulgação.

O enredo, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, propõe uma narrativa cronológica da vida de Carolina, desde sua infância no interior mineiro até o período em que viveu e escreveu no Canindé, em São Paulo, passando por diferentes “vidas” que marcaram sua trajetória: de catadora a escritora visionária. A ideia é reafirmar sua identidade e colocar em primeiro plano sua voz própria, “a escritora que foi favelada” e não apenas “a favelada que escrevia”, como destacou a escola ao anunciar o enredo.

A escolha de Carolina como tema representa um marco no Carnaval por trazer uma homenagem literária e socialmente engajada para a avenida, alinhada ao reconhecimento crescente de vozes negras e periféricas na cultura brasileira. Por meio de carros alegóricos, alas e sambas-enredo, a Unidos da Tijuca promete transformar a Sapucaí em uma grande narrativa viva, onde a literatura se mistura ao ritmo, à história e à memória popular.

Este enredo não só celebra a obra de uma das autoras mais importantes do Brasil, como também reafirma o papel do Carnaval como espaço de afirmação cultural, de resistência e de reflexão sobre as desigualdades que atravessam nossa história.

Carolina Maria de Jesus
Conheça a história de Carolina Maria de Jesus. | Foto: Montagem.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS