A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) já realizou 141 atendimentos durante os principais blocos do pré-carnaval de 2026. O órgão segue com um esquema assistencial especial para o bloco do Cafuçu e para os desfiles do Carnaval Tradição, que acontecem nos próximos dias na capital paraibana.
Segundo a SMS, o plano operacional foi estruturado com base na logística dos eventos e na estimativa de público, com a utilização de equipes e viaturas extras, sem comprometer o funcionamento da rede convencional de atendimento da cidade.
Para o bloco do Cafuçu, que desfila nesta sexta-feira (13) no Centro de João Pessoa, serão empregados 10 veículos, entre eles uma Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA), uma Unidade de Suporte Básico de Vida (USB), seis motolâncias, uma Unidade de Transporte Sanitário (UTS) e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR), além de um posto médico instalado na Praça Dom Adauto. A distribuição das equipes e viaturas foi planejada em pontos estratégicos do percurso para facilitar o acesso rápido aos atendimentos.
Já durante o Carnaval Tradição, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, a assistência em saúde será realizada por equipes multiprofissionais, compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutores socorristas. A operação contará com duas ambulâncias — sendo uma USA e uma USB —, além de duas duplas de motolâncias e um veículo de intervenção rápida para apoio logístico.
De acordo com a Secretaria de Saúde, durante os desfiles, a ambulância USA ficará posicionada no cruzamento da Avenida Duarte da Silveira com a Avenida Maximiano de Figueiredo, no sentido bairro–Centro. A USB permanecerá na área de concentração, na entrada do desfile, no cruzamento das avenidas Bento da Gama e Beira Rio, também no sentido bairro–Centro, com apoio de motolâncias nesses pontos.
O atendimento das equipes no Cafuçu terá início às 19h, enquanto no Carnaval Tradição começa a partir das 16h30, seguindo até o encerramento das festividades em cada dia de evento.
Balanço de atendimentos divulgado pela SMS aponta que, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, na Via Folia, foram registrados 122 atendimentos. No dia 9, durante o desfile do bloco Muriçoquinhas, houve dois atendimentos clínicos. Já na quarta-feira (11), durante o bloco Muriçocas do Miramar, foram realizados 17 atendimentos, sendo 15 casos clínicos e dois traumas, todos resolvidos no local, sem necessidade de remoção hospitalar.
A Secretaria reforça que, fora dos circuitos dos eventos, a população pode acionar o Samu pelo número 192 para atendimentos de urgência e emergência em qualquer ponto da cidade.



