Desde meados de 2002, a Avenida Adelmo Perdizza, localizada na zona Sul de Ribeirão Preto, enfrenta problemas com alagamentos. O assunto foi discutido durante o programa Jornal da 79, nesta segunda-feira (16).
Entrevistado durante a reportagem exclusiva, o engenheiro civil Paulo Barbosa comentou sobre a recorrência dos alagamentos e apresentou soluções que podem ser adotadas.
“Esse problema eu tenho registros fotográficos de pelo menos 24 anos. Foi construída uma barragem no ano de 2000. Em uma enchente de 2002, a barragem cedeu parcialmente. Tudo que chove nessa região, é carreado e chega nesse ponto”, contextualizar o engenheiro.
“O que faz a barragem funcionar é a saída de fundo e o lago. Aqui é possível perceber que, na área do lago, tem muitas árvores e provavelmente está muito assoreado e esses resíduos entupiram a saída de fundo da barragem. Ela não está fazendo efeito”, alerta o especialista.
Ainda segundo Barbosa, a falta de manutenção é a principal falha. “Com a manutenção e talvez a construção de um dispositivo para proteger a saída de fundo desses resíduos, a barragem vai funcionar da maneira que foi planejada”, concluiu o engenheiro.
Conforme concluiu o especialista, a prática da manutenção pode minimizar o alagamento, que é frequente em épocas diversas do ano. “Com essa manutenção, a gente vai ter esse problema uma vez a cada 10 anos”, disse.
Assista a entrevista na íntegra:



