A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) formalizaram um contrato que vai levar a fiscalização de trânsito para dentro do campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, em Barão Geraldo. A medida tem como objetivo ampliar a segurança viária e prevenir acidentes no local.
A primeira etapa será uma campanha educativa, com início no dia 2 de março. Durante dez dias úteis, agentes da Emdec e profissionais da universidade vão fixar uma multa “moral” nos veículos estacionados de forma irregular, com orientações sobre a legislação de trânsito e o uso adequado das vagas. Também serão distribuídos folhetos e instaladas faixas em pontos estratégicos.
A campanha vai enfatizar comportamentos como o respeito às vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência, a proibição de estacionar em calçadas ou sobre faixas de pedestres e a prioridade nas travessias.
Após o período educativo, a fiscalização efetiva começa no dia 16 de março. A partir dessa data, agentes da mobilidade urbana da Emdec poderão autuar motoristas que cometerem infrações, como estacionamento irregular e uso indevido de vagas exclusivas. O monitoramento será feito diariamente, entre 7h e 19h, com dois agentes no local, podendo ser acionado também por denúncias da comunidade universitária pelos canais da Emdec (telefone 118, WhatsApp 19 3731-2910 ou Fale Conosco Web).
A universidade já realizou melhorias na sinalização do campus, com a instalação de 227 placas e a criação de 197 novas vagas exclusivas. A fiscalização vai ocorrer nos pontos onde a sinalização estiver regularizada. Atualmente, o campus registra uma média de 12 ocorrências de trânsito por mês, entre atropelamentos e acidentes com e sem vítimas.



