Ribeirão Preto já reservou R$ 25 milhões para a compra de vacinas contra a Covid-19. O anunciou foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), nesta quarta-feira (7), durante entrevista coletiva concedida no Palácio do Rio Branco. O total permite que a cidade adquira aproximadamente 500 mil doses de imunizantes, segundo a prefeitura.
Nogueira informou que a prefeitura já está em contato com o laboratório AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz. “Nós já estamos preparados para que, assim disponível, poder fazer a compra”, declarou o prefeito.
Nogueira ressaltou, entretanto, que a compra não será possível de forma imediata por falta de legislação que permita que a cidade adquira o imunizante. “Por enquanto, existe a exclusividade do governo federal. “Mas essa questão está sendo debatida”, disse. “Se tivermos qualquer brecha, ela será utilizada”.
No momento, todos os laboratórios que fornecem vacinas para o governo federal não podem negociar com municípios. No caso de laboratórios que não vendam para o governo federal, a restrição vem de um acordo internacional, assinado pelas farmacêuticas, que possibilitam a venda exclusivamente para governos nacionais.