RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

DIU causa infertilidade? Especialista explica

Na última semana, houve uma discussão polêmica sobre mulheres que desejam usar o DIU como método contraceptivo para engravidar. A notícia foi publicada essa semana pela Folha de São Paulo, que entrou em contato com algumas seguradoras. Muitos veículos publicaram que a prática é considerada como abusiva e ilegal, que fere a dignidade feminina. Algumas autoridades já tentam reverter a situação, como é o caso do Procon de São Paulo, que notificou onze operadores de planos de saúde e solicitou explicações.

Existem inúmeras dúvidas sobre o DIU. E uma das principais incertezas é se esse este método contraceptivo interfere de alguma forma na infertilidade. De acordo com a ginecologista Dra. Camila Ramos (@dracamilaramos), referência em reprodução humana e diretora da Clínica Médica Barra, o DIU não causa infertilidade, como laqueadura tubária, por exemplo.

Além disso, o método é um dos contraceptivos mais eficazes e seguros, pois não exige que a mulher tome medicação todos os dias, como as pílulas anticoncepcionais. “Prático e de longa duração, quem faz o uso do dispositivo e deseja engravidar, precisa apenas procurar o ginecologista para fazer a retirada e, consequentemente, a mulher já estará com o corpo pronto para uma gravidez no próximo ciclo menstrual”, completa a médica.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS