Um jovem de 20 anos foi identificado e multado em R$ 3 mil pela Polícia Militar Ambiental após um vídeo em que ele aparece chutando um gambá-de-orelha-preta (também conhecido como saruê) viralizar nas redes sociais. O caso de maus-tratos a animal silvestre ocorreu nessa quinta-feira (19), em um condomínio residencial de luxo em Presidente Prudente (SP).
As imagens, que geraram grande repercussão, levaram os policiais a iniciarem diligências para identificar o autor. Localizado, o rapaz confirmou a agressão, mas alegou ter agido em legítima defesa diante de uma suposta aproximação do animal.
Diante dos fatos, a Polícia Ambiental lavrou um Auto de Infração no valor de R$ 3 mil, com base no artigo 29 da Resolução SIMA nº 05/2021, que trata da prática de maus-tratos a animal silvestre nativo.
Além da sanção administrativa, o jovem responderá criminalmente pela ocorrência, que será encaminhada à Polícia Civil para investigação com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998).
Gambá não foi encontrado
As equipes policiais realizaram buscas no local da agressão, porém o gambá não foi encontrado, o que impediu a avaliação de seu estado de saúde após o chute.
Os gambás são mamíferos marsupiais, parentes dos coalas, e desempenham um papel importante no ecossistema, controlando populações de insetos e pequenos vertebrados, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.



