RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paraíba lança exame rápido para identificar leptospirose nos primeiros dias

Antes, o exame Elisa só confirmava a doença a partir do sexto dia e demorava cerca de 72 horas para sair o resultado

Antes, o exame Elisa só confirmava a doença a partir do sexto dia e demorava cerca de 72 horas para sair o resultado
Foto: GOV.BR

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) começou a usar um novo exame para detectar a leptospirose nos primeiros dias de sintomas. O teste de RT-PCR identifica a bactéria causadora da doença e reduz o tempo de diagnóstico para até 24 horas.

Antes, o exame Elisa só confirmava a doença a partir do sexto dia e demorava cerca de 72 horas para sair o resultado. A capacidade inicial do Lacen-PB é de 94 testes por semana, com possibilidade de aumento conforme a demanda.

Agora, todas as análises são feitas na Paraíba. Antes, as amostras precisavam ir para o laboratório de referência no Rio de Janeiro. O exame está disponível para os 223 municípios e pode ser solicitado pelos serviços de saúde via Sistema de Gerenciamento Laboratorial (GAL) do SUS.

Em 2025, o estado registrou 88 casos de leptospirose e três mortes. João Pessoa teve 66 casos, 55 entre indígenas Warao. Até a Semana Epidemiológica 06 de 2026, houve um caso confirmado e nenhum óbito.

A leptospirose se transmite pela urina de roedores. O risco aumenta em períodos de enchentes. Evite contato com água e lama, use botas e luvas em limpezas, controle roedores e consuma água potável. Quem apresentar sintomas deve procurar atendimento médico imediatamente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS