Familiares e profissionais da saúde registraram a emoção do enfermeiro Ercílio Felix das Neves Neto e da mãe dele, Tânia Aparecida Fernandes, de 50 anos. Foi o filho quem extubou a própria mãe, que ficou mais de 20 dias internada na UTI e venceu Covid-19.
“O que a equipe do HIFA fez pela minha mãe não tem preço, tenho uma gratidão eterna por todos e muito orgulho de fazer parte dessa equipe”, disse o enfermeiro, emocionado.
Ercílio trabalha no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.
Ele viveu momentos angustiantes ao ver a mãe internada em estado grave e acompanhava tudo que a equipe fazia para salvar dona Tânia, sem perder a esperança.
Quando a mãe foi intubada, a equipe pediu que o enfermeiro saísse para não acompanhar o procedimento, mas agora foi diferente.
“Eu participei de todo processo para extubação e no momento de retirar o tubo fui eu que retirei”, relatou Ercílio.
Emoção na extubação
No dia da extubação – ato de tirar o tubo – a equipe chamou Ercílio para participar daquele momento de alegria e ele se assustou:
“A doutora me gritou no corredor e eu tomei um susto, ela estava no quarto da minha mãe. Quando cheguei, minha mãe estava com olho aberto, pronta para ser extubada, e falaram: ‘aproveita, esse momento é seu, pode tirar o tubo dela’“, contou o enfermeiro.
Gratidão
“Naquele momento eu senti uma leveza no corpo, uma paz literalmente. O que a equipe do HIFA fez pela minha mãe não tem preço, tenho uma gratidão eterna por todos e muito orgulho de fazer parte dessa equipe”.
“Eu tenho uma gratidão eterna por toda a equipe. Me sinto muito orgulhoso em fazer parte do HIFA e estou certo de que estamos fazendo um trabalho bem feito, reestabelecendo vidas e entregando pessoas para as suas famílias, pra aqueles que amam e que sonham com a pessoa amada dentro da sua casa de volta, que foi o que aconteceu comigo. Mais uma vez, muito obrigado”, concluiu.