O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis aprovou, nesta terça-feira (8), o guarda civil metropolitano Valdir Avelino para o cargo de novo presidente da entidade. O servidor vai assumir o cargo que antes era de Laerte Carlos Augusto, que faleceu de Covid-19 no mês passado.
Avelino foi eleito como vice-presidente na chapa encabeçada por Carlos Augusto, em 2020. O servidor já havia assumido, provisoriamente, a presidência da entidade com o afastamento do ex-presidente para tratamento de saúde. Aprovado pela diretoria do Sindicato, ele vai conduzir a presidência da entidade até 2024, quando ocorrerá uma nova eleição.
Gestão Pública, Avelino nasceu em Tambaú (SP), e mudou-se para Ribeirão Preto aos 20 anos. E ingressou no serviço público passando a fazer parte da Guarda Civil Metropolitana. Chegou ao Sindicato em 2004, como diretor de base da Seccional da GCM, em 2006 passou a coordenador da Seccional, função que exerceu até 2012 quando assumiu o cargo de secretário-geral da entidade.
Em 2016, Avelino passou a comandar o Departamento de Sindicalização, papel que cumpriu até o convite para a vice-presidência da entidade. O servidor também faz parte da diretoria da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-SP).