Pelo menos 80 cães foram resgatados de uma casa, na avenida Benedito Rodrigues Pinheiro, no bairro Jardim Califórnia, na zona Sul de Ribeirão Preto, por uma ONG de proteção animal e agentes da Polícia Militar. A denúncia foi feita por vizinhos do local que relataram diversos animais vivendo em condições de maus-tratos.
Segundo os voluntários que foram até o local, pelo menos 120 animais, entre cães e gatos, viviam na casa com pouco espaço e sem higiene. A situação foi denunciada pelos vizinhos por mais de um ano e foi acompanhada pela ONG neste final de semana.
Os voluntários precisaram de acompanhamento da Polícia Militar, após as donas do local proibirem a entrada. Após os agentes conseguirem a autorização das residentes, eles entraram na casa. Em imagens publicadas pela ONG é possível ver diversos animais em todos os cômodos da casa e também no quintal, além de fezes espalhadas por todo o local.
Veja no vídeo abaixo o relato de voluntários no local.
“Rapaz, é uma coisa inacreditável. É uma lástima. Os maus-tratos animais ali é uma questão de saúde pública. Os cachorros dormem em cima das fezes, ficam sapateando. Eu estou lá dentro há meia hora e não estou suportando a dor de cabeça por causa do mau cheiro”, disse Maurício, um dos protetores da ONG.
Em outro vídeo, os voluntários contam que chegaram a encontrar filhotes de cachorro dentro de gavetas de armários, que as mulheres esconderam enquanto a ONG resgatava os animais. “Fora os que caíram na piscina e já morreram”, conta o protetor.
A ONG conseguiu resgatar apenas filhotes e fêmeas que estavam prenhas, todos foram levados a uma clínica veterinária e vizinhos se dispuseram a cuidar de alguns dos animais. Em nota ao G1, a prefeitura disse que o caso será encaminhado ao Comitê de Acumuladores, para acompanhar a mãe e a filha, e também que a Coordenadoria de Bem-Estar Animal vai ao local avaliar os animais e tratar dos que estiverem debilitados nesta segunda-feira (14).
Segundo os voluntários, quem quiser ajudar com doações pode entrar em contato pelo telefone (16) 98249-8266. “Nós precisamos de ajuda, quem puder adorar alguns filhotes vai nos ajudar. É muito filhote, é muito cachorro e a gente não tem onde colocar. Você que está pensando em pegar um filhotinho de raça, pelo amor de Deus, adota esses vira-latinha porque eles estão precisando”, disse Maurício.
Veja abaixo as imagens do resgate: