O Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão receberá testes do programa Embarque + Seguro 100% Digital. O anúncio foi feito por meio do Ministério da Infraestrutura, na última quinta-feira (24) em um evento dedicado a aviação civil.
O projeto utiliza o reconhecimento facial para identificação dos passageiros. Aqueles que embarcarem em viagem não serão obrigados a aderirem os testes, isso porque, antes que seja realizado, será feito um pedido de autorização.
Após o aceite uma mensagem será enviada para o celular da pessoa solicitando a autorização para o uso de dados, além de CPF e foto. Em seguida, por meio de um aplicativo haverá uma validação biométrica e comparação de dados.
A partir disso, câmeras fazem uma identificação dos passageiros dispensando a apresentação de documentos e cartão de embarque.
Além de Ribeirão, outros três locais passarão pelo processo, como Brasília e também o aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. Já aderiram ao serviço Congonhas em São Paulo, Santos Dumomt, no Rio de Janeiro, bem como Confins em Minas Gerais, Florianópolis (SC) e em Salvador (BA).