Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão de autopeças na madrugada desta terça-feira (23), na Lapa, zona oeste de São Paulo. O fogo começou no início do dia e mobilizou as equipes de emergência na Rua Emílio Goeldi. Apesar da gravidade da situação, não há registro de feridos. No momento do início do fogo, apenas um vigilante estava no local e ele conseguiu sair sem ferimentos.
O combate ao fogo e a estrutura do local
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o estabelecimento armazena peças de caminhões. O estoque inclui materiais inflamáveis como plástico, ferro e papelão de embalagens. Por isso, a carga de incêndio era muito alta. Atualmente, 16 viaturas e 50 bombeiros trabalham no combate às chamas.
A princípio, os proprietários informaram que a empresa possui três galpões vizinhos, totalizando uma área de 10 mil m². No entanto, o fogo atingiu apenas a edificação principal. Todavia, a estrutura desse bloco desabou parcialmente e ficou totalmente comprometida.
O capitão Melo explicou que os bombeiros adotaram uma estratégia de confinamento. Dessa forma, as equipes impediram que as chamas se alastrassem para os imóveis vizinhos. Portanto, não existe risco de o fogo se propagar para fora do terreno. Além disso, uma garoa fina que cai na região ajuda os bombeiros no trabalho de rescaldo. No entanto, as autoridades afirmam que ainda é cedo para determinar as causas do incidente. Uma investigação posterior vai esclarecer o que motivou o fogo.
Impactos na região e no trânsito
O incêndio causou reflexos diretos no transporte e na rotina dos moradores. Como o galpão fica localizado entre as estações Lapa e Água Branca, o funcionamento da Linha 7-Rubi sofreu alterações. Atualmente, os trens operam com velocidade reduzida e não realizam paradas na estação Água Branca.
Além disso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou a Rua Emílio Goeldi e organizou desvios pelas ruas Batalha do Pirajá e do Cortume. Motoristas devem utilizar a Avenida Hermano Marquete como alternativa.
Por fim, a fumaça se espalhou por bairros vizinhos como Perdizes e Higienópolis, gerando reclamações devido ao forte cheiro de queimado. Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros orienta os moradores da região a manterem as janelas e portas abertas. Essa ventilação é fundamental para dissipar os resíduos e proteger a saúde dos moradores.


