Santa Casa transfere crianças para a UTI e diz que enfrentava resistência de médico para ampliar leitos

Seis crianças que aguardavam atendimento no pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba foram transferidas para a UTI Neonatal após afastamento de médico

Santa Casa de Araçatuba | Foto: Divulgação

Seis crianças que aguardavam atendimento no Pronto-Socorro da Santa Casa de Araçatuba foram transferidas para leitos especializados da UTI Neonatal 1, na manhã desta quarta-feira (24). Segundo o hospital, a medida representa o primeiro resultado prático do protocolo de contingenciamento implantado após a abertura de uma sindicância administrativa para apurar a gestão da linha de cuidados pediátricos e neonatais e que resultou no afastamento do médico neonatologista Anderson Azevedo Dutra, responsável técnico pelas UTIs Neonatal e Pediátrica da instituição.

A transferência dos seis pacientes ocorreu após reavaliações clínicas realizadas por uma Câmara Técnica Médica convocada em caráter emergencial. A Santa Casa informou que vinha enfrentando resistência para ampliar emergencialmente a oferta de leitos neonatais e pediátricos, situação que passou a ser investigada por meio da sindicância instaurada nesta semana.

Conforme nota oficial enviada pela Santa Casa, a investigação busca apurar critérios de admissão, permanência, transferência e alta de pacientes em UTIs e leitos intermediários, além de analisar possíveis inconformidades técnicas e assistenciais.

Outro ponto sob investigação envolve a compatibilidade entre os dados epidemiológicos registrados pelo hospital e as justificativas técnicas apresentadas para fundamentar pedidos de ampliação estrutural e destinação de recursos às unidades pediátricas e neonatais.

Segurança dos pacientes

A Santa Casa ressalta que o afastamento tem caráter exclusivamente preventivo e não representa qualquer conclusão antecipada sobre a responsabilidade do profissional. O hospital afirma que a medida visa garantir a integridade da apuração e a segurança dos pacientes, assegurando ao médico o direito ao contraditório, à ampla defesa e à presunção de inocência.

Ainda segundo a instituição, os demais médicos vinculados à empresa responsável pelas escalas das unidades continuam exercendo normalmente suas atividades, sem qualquer determinação de suspensão dos atendimentos. O hospital informou também que reforçou as equipes multiprofissionais, ampliando o suporte de enfermagem, fisioterapia e outras áreas assistenciais.

Direção nega que crianças e recém-nascidos estejam desassistidos

A direção negou que crianças e recém-nascidos estejam desassistidos em razão das medidas adotadas. Para garantir a continuidade do atendimento, a Santa Casa afirma ter implantado ações de monitoramento permanente, reorganização dos fluxos assistenciais e acompanhamento contínuo da ocupação dos leitos especializados.

A instituição informou que novas medidas de otimização e monitoramento seguem em andamento e deverão ser implementadas nos próximos dias, sempre observando critérios técnicos e a segurança dos pacientes. E reafirmou que todas as providências adotadas têm como objetivo assegurar a qualidade da assistência prestada, proteger os pacientes e garantir a adequada apuração dos fatos investigados.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS