A Paraíba registrou melhora nos indicadores de permanência e rendimento escolar no ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025. Nesse período, a taxa de abandono caiu de 10,6% para 3,9%, enquanto a reprovação recuou de 6,7% para 2,8%. O indicador de distorção idade-série também apresentou redução, passando de 30,5% para 26,1%, o que indica diminuição no atraso escolar entre os estudantes.
Os dados integram a segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgado nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Em nível nacional, o levantamento aponta tendência de melhora nos indicadores da educação básica pública. Entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio caiu 62%, o abandono escolar recuou 61% e a distorção idade-série teve redução de 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação cresceu 11%.
De acordo com o MEC, os resultados refletem mudanças nas condições de permanência e aprendizagem dos estudantes, em um contexto de implementação de programas educacionais voltados à educação básica desde 2023, período em que o MEC ampliou e implementou programas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Entre as políticas públicas citadas está o programa Pé-de-Meia, criado em 2024, que segundo dados oficiais já beneficiou 193.557 estudantes na Paraíba. Do total, 51,2% são meninas e 48,8% meninos.
“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado. O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, uma melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil”, afirma o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
O Inep também registrou aumento de 46% nas inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) feitas por estudantes concluintes da rede pública entre 2022 e 2025.
Outro indicador apresentado aponta queda na taxa de não retorno ao ensino médio, que recuou 28% no período citado. Conforme o instituto, isso representa aumento na permanência dos jovens no sistema educacional.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Educação 2025, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também indicam avanço na frequência escolar. A taxa ajustada de frequência líquida entre jovens passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior nível da série histórica desde 2016.
A pesquisa aponta ainda redução na proporção de jovens de 15 a 17 anos fora do ensino médio, que caiu de 23,2% para 19,4% entre 2024 e 2025. A redução equivale a 16,3%, registrada em apenas um ano, e supera a observada nos quatro anos anteriores. De 2019 a 2022, a proporção de jovens fora do ensino médio caiu de 28,6% para 24,7%, ou seja, uma queda de 13% em quatro anos.


