Na volta da torcida botafoguense ao Santão após 598 dias, o Botafogo empatou com o Noroeste por 0 a 0, nesta quarta-feira (27), e assegurou a classificação para a semifinal da Copa Paulista.
No jogo de ida, o Tricolor havia vencido o adversário por 2 a 1, no domingo (24), em partida realizada em Araraquara.
Com os dois resultados e a campanha realizada na primeira fase, quando conquistou três triunfos e três empates, o Pantera se classificou com a segunda melhor campanha. O time tem o aproveitamento de 66,6. O melhor aproveitamento é do São Bernardo, que avançou com 70,8%.
Assim, o Botafogo terá a vantagem de decidir em casa o confronto contra a Portuguesa, que se classificou com a terceira melhor campanha. A equipe da Capital tem quatro vitórias, cinco empates e uma derrota, totalizando 56,6%.
A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgará nesta quinta-feira as datas e os horários das semifinais.
O jogo
Contente com a atuação da equipe no primeiro tempo do confronto anterior, o treinador Samuel Dias repetiu a escalação para o segundo duelo contra o Noroeste.
Assim como ocorreu no último domingo, o Botafogo teve o domínio territorial da partida e controlou o jogo na etapa inicial. A primeira chance ocorreu aos 8 minutos, quando Dudu fintou o zagueiro e bateu no canto para defesa segura de Pablo.
O Noroeste apostava nos contra-ataques e chegou apenas uma vez com perigo no primeiro tempo. Aos 28 minutos, Vinícius Bala escapou pela esquerda e cruzou para Alex Bruno, que cabeceou para fora.
Nos últimos dez minutos, o Pantera criou três boas oportunidades. Aos 35 minutos, Pará cobrou escanteio e o lateral Carlinhos colocou a mão na bola, pênalti. Pará cobrou e o goleiro Pablo espalmou. Aos 42, Emerson completou cruzamento da direita e cabeceou com força, mas a bola saiu rente a trave. Dois minutos depois, Rafael Tavares recebeu dentro da área, finalizou e Pablo segurou novamente.
No segundo tempo, o Noroeste ameaçou logo no minuto inicial. John Egito recebeu na esquerda, cortou para dentro e chutou. Igor Bohn espalmou.
A resposta do Botafogo foi imediata. Após jogada bem trabalhada, o lateral direito Rodrigo saiu na cara do gol e concluiu, mas parou no goleiro Pablo.
Pouco depois, parte do Estádio Santa Cruz ficou sem iluminação e o jogo foi paralisado por 19 minutos. No retorno da partida, Samuel colocou Hélio Paraíba, Bruno Michel e John Everson nos lugares de Dudu, Ariel e Caetano.
Com as mudanças, o Botafogo continuou com o controle do jogo e teve duas chances para marcar. Na primeira, Pará tabelou com Rafael Tavares e cruzou rasteiro na direção de Bruno Michel, que finalizou próximo da trave. Na outra, Bruno Michel chutou da intermediária, o goleiro Pablo rebateu e Hélio Paraíba chegou para concluir, mas desequilibrado não conseguiu marcar.
O Tricolor manteve a tranquilidade nos minutos finais e garantiu a classificação.