Sede de importantes competições equestres do Brasil, Araçatuba (SP) se tornou a capital do Quarto de Milha e a sua região um campo de oportunidades e geração de renda. Todos os anos, a cidade recebe três importantes eventos da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) – Congresso Brasileiro, Campeonato Nacional e Potro do Futuro –, que injetam aproximadamente R$ 30 milhões ao ano, na economia regional.
De acordo com a ABQM, cada um desses eventos emprega diretamente 500 pessoas. Segundo levantamento, os setores de hotelaria, alimentação, locação de imóveis, combustíveis, prestação de serviço, lazer e comércio em geral, são os mais beneficiados. Proprietária de uma empresa do setor de limpeza, Franciele Sandi, estima que 80 pessoas foram contratadas este ano para trabalhar nas provas, nas mais variadas funções: limpeza, sanitização e copa.
Para o dono de uma empresa de Serviços de Portaria, Erivaldo Gomes, em um ano pandêmico, as competições foram essenciais para economia local. “Os eventos abriram novas portas para as empresas da região. Esse reconhecimento nos trouxe maior crescimento nesse mercado. Sem contar o aprendizado adquirido, em provas tão bem organizadas, que ainda geram um significativo fluxo de pessoas na cidade e incrementam os negócios”, destaca Gomes.
Nos eventos, o médico e proprietário de uma empresa de saúde, Mohamed Barakat, costuma oferecer toda a sua estrutura de emergência para os competidores e equipes. “As provas aumentam a mão de obra, empregam várias pessoas, de vários setores, como serviço, saúde, elétrica, movimentam muito a rede hoteleira de Araçatuba e região. Esses eventos também incentivam a gente a investir mais, porque precisamos aumentar a nossa capacidade”, reforça.
Entretenimento
Empresário do ramo de eventos da cidade, Phillipe Mascarós afirma que as competições do Quarto de Milha foram retomadas em Araçatuba no momento certo, quando muita gente havia perdido o emprego. “As provas foram uma salvação para muita gente no período mais crítico da pandemia de Covid-19. A retomada foi fundamental para a saúde financeira dos nossos negócios, propiciando a manutenção de nossos funcionários”, afirma o empresário.
Alimentação e ampliação
Dona de um restaurante, Patrícia Piacente, que emprega cerca de 25 pessoas por provas, também comemora a realização dos eventos do Quarto de Milha. “Fizeram uma diferença muito grande para a nossa empresa e em nossas vidas. As provas da ABQM geram maior demanda de mão de obra, permitindo a contratação de mais pessoas, o que também garante o alimento na mesa de várias famílias de Araçatuba”, salienta Patrícia.
O empresário e criador de cavalos, das modalidades de Apartação e Ranch Sorting, Juan Perez, precisou até ampliar os negócios com os eventos em Araçatuba. “Deu uma movimentada incrível na economia, empregando direta e indiretamente pessoas de vários setores. Já fui procurado por vários empreendedores interessados em investir na cidade. A economia de Araçatuba gira muito ao redor do setor agropecuário, então, tem tudo a ver”, assegura.
“Com a vinda da ABQM, além de trazer mais entretenimento para o município, buscamos também alavancar a economia. Assim, conseguimos atrair novas companhias aéreas e estamos estruturando a cidade com novas avenidas. Em um momento de retomada econômica, ver o nosso comércio, os nossos hotéis e demais estabelecimentos colhendo frutos com os eventos da Associação demonstra que estamos no caminho certo”, avalia o prefeito Dilador Borges (PSDB).