O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira, 26, que a variante omicron do coronavírus é um lembrete de que a pandemia só terminará quando a população global estiver completamente vacinada.
Em comunicado divulgado nesta sexta, o democrata ressaltou que os americanos já doaram mais imunizantes do que o restante do mundo combinado. “É hora de outros países se igualarem à velocidade e generosidade dos EUA”, pontuou.
O líder da Casa Branca também defendeu que a conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMS), na semana que vem, decida em favor da renúncia da patente de imunizantes contra a covid-19, uma posição endossada por ele em abril. “Esta notícia de hoje reitera a importância de avançarmos nisso rapidamente”, pontuou.
Sobre a decisão dos EUA de restringirem viagens de países africanos, Biden explicou que a medida foi tomada “por precaução até termos novas informações”. O presidente acrescentou que teve uma reunião com o principal assessor médico do governo, Anthony Fauci, e outros membros da equipe responsável pela resposta ao coronavírus. “À medida que avançamos, continuaremos a ser guiados pelo que a ciência e minha equipe médica aconselham”, destacou.
Biden acrescentou que, para quem está completamente vacinado, a melhor proteção é a terceira dose da vacina. Ele também exortou os não vacinados a se imunizarem.
Agência Estado