Home Notícias Cotidiano A nova MPB na nossa região e o Contra Music Festival, Festival de artistas e bandas autorais.

A nova MPB na nossa região e o Contra Music Festival, Festival de artistas e bandas autorais.

A nova MPB na nossa região e o Contra Music Festival, Festival de artistas e bandas autorais.

Vamos falar da nova MPB, que na verdade, é apenas uma forma de nomear o grupo de artistas que explora a diversidade de sons e que vem apresentando novos rumos para a música brasileira.

Na nossa região temos vários artistas desse estilo, conheça alguns deles que lançaram ótimos singles e ep´s durante 2021:

  • Caio Rodrigues (Caião) é um Multi-instrumentista e compositor nascido em Jaboticabal, interior de São Paulo e busca em suas composições a essência da música popular brasileira com a energia do pop e pitadas de rock.

Caião lançou o disco “Ao vivo no estúdio ShomLivre” em 2021.

Showlivre é um dos mais tradicionais programas de apoio a novos artistas e da música brasileira contemporânea;

Disponível em todas as plataformas digitais, nessa apresentação, Caio apresenta 10 músicas autorais com destaques para “Sei La”, “Deixa pra lá”, “Alquimia” e “Olha só”.

Veja a apresentação de Caião no estúdio Showlivre através do link abaixo:

Caião Ao Vivo no Estúdio Showlivre 2021 – Álbum Completo – YouTube

  • O cantor e compositor Gustavo Forte está a todo vapor.

Gustavo Forte, é um músico de Jaboticabal e foi pelo violão que ele aprendeu a língua íntima da música e começou a propor o jogo não mais no radicalismo punk, mas na suavidade da MPB que escutava em casa, e no balanço do samba rock.

Lançou nesse ano 4 singles, são eles: “Paradoxo, “Cartomante”, “Vício” e “Me beija”.

“Me Beija” e “Vício” conta com a parceria do músico Jucca.

Destaque para “Paradoxo”, onde a levada é pura MPB até abrir o espectro para um samba rock dançante, principalmente no refrão, onde brinca com as sílabas do título.

Assista ao clipe de “Paradoxo” abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=RXrRCdQO4Do

  • José Candido é um cantor, compositor, instrumentista e produtor independente de São Simão -SP, que cria músicas com sonoridades singulares e envolventes. Suas canções são reflexões lúcidas e metafóricas sobre situações cotidianas que provocam a consciência do ouvinte.

Lançou o seu primeiro EP homônimo em 2018, o single “Fé Na Bola” em 2019 (composta em parceria com o músico Pitú) e o EP Exílio do Subjetivo em 2020.

O músico mostra uma admirável capacidade de compor sobre temas variados.

Em 2021 José Candido lançou o EP Selva Society #1.

Com arranjos no estilo “Lo-fi” construídos com sintetizador, piano, guitarra, bateria eletrônica e vozes, criando uma atmosfera suave e relaxante, o artista fez uma releitura de suas principais músicas autorais e também lançou uma faixa inédita e instrumental que veio acompanhada de um videoclipe.

Selva Society #1, contém seis faixas gravadas ao vivo no estúdio do músico e conceituado produtor  Franco Júnior (que já tocou com Kiko Zambianchi, RPM, Capital Inicial e Edson Cordeiro). O compositor Danilo Audi completa o trio para apresentação desse projeto.

Selva Society está disponível em todas as plataformas digitais. Mormaço, a faixa inédita conta com videoclipe, totalmente produzido por sua companheira Mari Abreu.
Você pode conferir o clipe na integra no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=7rloEgo2RTs&list=PLhx8dBszgy-sRg1BmRLtxd3rm2EIrcWW_&index=7

  • Leo Dpaula é um cantor e compositor paulista de 25 anos que vem construindo carreira independente na “MPB” desde 2020 quando participou do festival Loungefest, onde mais de 150 artistas independentes de todo o Brasil apresentaram suas músicas autorais. Chegando na final do festival, consagrou-se campeão com suas músicas “Ao filosofar”, “Silêncio da noite” e “Ela”.

Em Julho de 2021, Leo Dpaula lançou seu primeiro single, “Ela” está disponível em todas as plataformas digitais de streaming.

No conceito “Ela” defende a liberdade de expressão da mulher e o desejo de um mundo melhor. O videoclipe lançado no Youtube tem gerado muita emoção e conexão entre o cantor e pessoas de todo o país.

Assista ao clipe de ”Ela” no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=SsXEN0pW33c

CONTRA MUSIC FESTIVAL

A dica cultural dessa semana é o festival de bandas e artistas independentes CONTRA MUSICAL FESTIVAL que ocorrerá no próximo domingo dia 05/12.

Com muita música, arte, informação e diversão! O festival vai contar com 10 atrações musicais, sendo bandas de vários estilos musicais como pop rock, metal, rock nacional entre outros, são elas:

Counterstep for Glory, (Stoner Metal Roots)

Insane Trip, (Rock nacional)

Rafael Leme, (Pop rock)

Late in the Day, (Rock nacional)

Necrofobia, (Trash Metal)

Kraniall, (Trash Metal)

Inanimalia, (Melodic death metal)

Hudson de Moraes, (Mpb e pop rock)

Mariô, (Rock nacional)

Dj Rodrigo Mod, (Rock nacional e internacional)

Além dos shows, o festival contará com uma oficina de Luthieria da Coffee Music Luthieria, palestra para músicos com o JP Barrionovo e flash tattoo com o Rafael Tattoo.

O “Contra Music Festival” é uma iniciativa da banda Counterstep for Glory, que tem a intenção de trazer informação, arte e música para um único evento, que contará com a apresentação de artistas autorais locais, em um movimento de contracultura e contraposição ao que se vê geralmente na cidade. Um evento que promete incentivar o cenário local a produzir e apresentar cada vez mais sons originais.

– Local: Hashtag Bar – Rua São José, nº 1565
– Dia 05/12/2021 a partir das 14:00

– 10 shows
– Palestra para músicos
– Oficina de luthieria
– Flash Tattoo

Ingressos antecipados (1º lote – R$ 15,00) pelo celular 016 – 99613-3522