O Observatório Social do Brasil, em Araçatuba (SP), está solicitando à Prefeitura a criação do Conselho Municipal de Transparência e Combate à Corrupção.
O objetivo é que esse conselho tenha atribuições consultivas e deliberativas, assim como auxilie na criação e implantação de uma Política Pública Municipal de Transparência e Controle Social.
De acordo com o observatório, o conselho deve se pautar por critérios objetivos para melhorar a eficiência do gasto, com base em indicadores, estudos, pesquisas e diagnósticos para verificar o cumprimento de metas e os resultados obtidos pela gestão dos recursos públicos. A entidade solicita à prefeitura que disponibilize suporte humano e físico para o desenvolvimento dos seus trabalhos.
Essa solicitação atende ao item 18 do termo de compromisso de combate à corrupção que o prefeito Dilador Borges e a vice-prefeita Edna Flor assinaram com o Observatório Social em novembro do ano passado.
Na ocasião, todos os candidatos a prefeito e a vice assinaram com a organização por meio do projeto De olho Nas Eleições 2020.