Um escritório de advocacia com representação em Ribeirão Preto registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil no qual informa que um golpe que está sendo aplicado em seus clientes. Segundo a banca, vários números de WhatsApp estão entrando em contato com clientes solicitando o pagamento de guias e depósitos de valores para liberar o pagamento em seus processos judiciais.
Trata-se da Laurentiz Sociedade de Advogados. Segundo relato, os estelionatários entram em contato e se passam por advogados do escritório. Na conversa, afirmam que, para liberarem dinheiro dos processos que os clientes são autores, precisam que o a vítima pague uma guia ou faça uma transferência, PIX ou TED.
O prejuízo aos clientes chega aos milhares de reais, já que as causas, muitas vezes, possuem valores elevados e os pedidos são feitos com base no montante que o cliente tem a receber. Como as informações sobre os processos muitas vezes são públicas, os golpistas acabam tendo acesso a esses dados.
“Tomamos conhecimento que isso está acontecendo, infelizmente, em todas as regiões que temos atuação no interior do estado de SP, abrangidas pela matriz em Guariba e pelas filiais de Ribeirão Preto, Américo Brasiliense, Araraquara, São José do Rio Preto, Barretos, Catanduva, Monte Alto, Luiz Antônio, Franca, Matão, Pitangueiras, Sertãozinho, Serrana, Taquaritinga, Lençóis Paulista, Jaú e Bauru”, afirmou a sociedade, em nota.
Exemplo
A reportagem falou com um dos clientes que foi vítima dos criminosos. Sob condição de não se identificar, ele informou que depositou R$ 12 mil em uma conta indicada a ele pelos criminosos.
“Eles sabiam qual o processo, disseram que precisavam desse depósito para liberar a retirada do dinheiro. A hora que desconfiei, já era tarde demais”, conta.
A Polícia Civil investiga o caso. Até o momento, nenhum dos golpistas foi identidicado.