Araçatuba registra mais duas mortes por covid-19

Casos de covid-19 aumentam em Araçatuba e Birigui acelera vacionação

0

Araçatuba () registrou na sexta-feira (28) duas novas mortes por covid-19 e 766 novos casos da doença. Agora, são 14 neste mês. O número de óbitos subiu para 895 desde o começo da pandemia, com 38.778 pessoas infectadas. 

Dois homens foram as últimas vítimas do vírus, sendo um de 70 anos e outro de 90. Um deles não estava com o ciclo vacinal completo. 

Em relação à imunização, mais de 87% da população apta estão vacinadas contra a doença em Araçatuba. Quanto à segunda dose, quase 85% foram imunizadas. Mas, sobre a dose de reforço, o índice cai para menos de 35%. 

Birigui 

A campanha de vacinação contra a covid-19 completou um ano em Birigui (SP). Neste período foram aplicadas quase 230 mil doses de imunizantes. 

Na tarde do dia 20 de janeiro de 2021, poucas horas após a chegada da vacina CoronaVac, a prefeitura iniciou o momento histórico com a aplicação das primeiras doses. A técnica em enfermagem maria de Lourdes Cantor, de 62 anos, a Lourdinha, que atua na linha de frente no combate ao coronavírus desde o início da pandemia, foi a primeira biriguiense a ser vacinada. Na ocasião, ela representou todos os profissionais da saúde do município. 

Os primeiros a serem vacinados foram os profissionais de saúde e também os idosos das duas instituições de longa permanência da cidade. Conforme a chegada de novas doses, a aplicação das vacinas foi evoluindo para os demais idosos, adultos, jovens e adolescentes. 

Em agosto de 2021 o município superou a marca de 100 mil doses aplicadas e hoje já são mais de 229.087 doses, com 98.414 pessoas com ao menos uma dose. 

Estão com as duas doses completas 93.942 biriguienses. E 36.731 pessoas tomaram a dose adicional. Atualmente, a vacinação está disponível para crianças de 5 a 11 anos, com mais de 1,7 mil pequenos vacinados com a primeira dose. A campanha segue também para o público acima de 12 anos que ainda não tomou a primeira dose, além das pessoas que ainda não receberam a 2ª ou 3ª doses.