A Justiça de Birigui (SP) proferiu sentença contra dez réus investigados na Operação Raio-X, deflagrada pela Polícia Civil de Araçatuba (SP). Os condenados fazem parte de uma suposta organização criminosa especializada no desvio de dinheiro público da área da Saúde.
São eles: Adriana Michels Ferreira, Anderson Oliveira do Nascimento, Cláudio Castelão Lopes, Genilson José Duarte Amorim, Júlio César Arruda Rodrigues, Lucirene do Rocio Guandeline, Márcio Takashi Alexandre, Márcio Toshiharu Tizura, Osvaldo Ramiro Alexandre e Wagner Perfeto Fornos.
Foram determinadas também indenizações a serem pagas ao município por quatro dos réus, que, somadas, chegam a quase R$ 4 milhões. Um dos réus condenados ao pagamento de indenização de R$ 881.494,30mil é o ex-presidente da Organização Social (OSS) Santa Casa de Misericórdia de Birigui, Cláudio Castelão Lopes. Ele recebeu pena de prisão de 23 anos, 7 meses e 6 dias.
Ao proferir a sentença, o juiz da 1ª Vara Criminal, Adriano Pinto de Oliveira, também decretou a perda da função pública e do mandato que Lopes exercia na Santa Casa de Birigui.