Nesta terça-feira, 8 de março, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto realizou a operação Maria da Penha, por meio do Programa Guardiã Maria da Penha e Patrulha Maria da Penha, para garantir as medidas protetivas às mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Durante a operação, dois indivíduos foram conduzidos até a Central de Polícia Judiciária.
“Realizamos uma operação para cumprir mandados de prisão por descumprimento de medidas protetivas da justiça. Ações de combate à violência contra as mulheres são fundamentais para deixar claro que a mulher vitimizada não está sozinha, a Guarda Civil Metropolitana e demais órgãos municipais e estaduais estão prontos para ajudar”, declarou Domingos Fortuna, superintendente da GCM.
Criada em 2018, a patrulha garante a efetividade da Lei com ações integradas entre a Secretaria de Assistência Social, Ministério Público do Estado de São Paulo e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o enfrentamento da violência contra as mulheres.
Os Guardas Civis Metropolitanos que atuam na Patrulha Maria da Penha recebem treinamento para a proteção, prevenção e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, integrando as ações realizadas pelas redes de atendimento às mulheres em situação de violência mantidas pelo Poder Público.
Somente em 2021, a Patrulha Maria da Penha realizou 182 patrulhamentos preventivos e elaborou 12 Boletins de Ocorrência, com 15 prisões em flagrante de agressores. Qualquer denúncia pode ser realizada pelos telefones da GCM 153 e 3632- 4747, ou pelo 190, da Polícia Militar.
Texto e imagem: Assessoria de Imprensa