Há muito mais na História do Brasil do que contam os livros didáticos tradicionais. É para dar voz a outras narrativas que o projeto “Era Uma Vez… Brasil” chega em 2022 à sua sexta edição. Ribeirão Preto está entre as cidades que terão escolas da rede municipal participantes da iniciativa. O lançamento da nova edição acontece no próximo sábado, dia 26 de março, na Câmara Municipal de Vereadores de Ribeirão Preto. Ao todo serão mais de 25 escolas participantes.
O “Era uma Vez… Brasil” é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais, realizadas pela Origem Produções em quatro etapas, com objetivo de colaborar com a difusão da cultura nacional. Voltado para estudantes do oitavo do ensino fundamental, o projeto mobiliza também os educadores, em atividades que destacam a diversidade, pluralidade, multiplicidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos nessa construção e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo.
Nesta edição, o projeto dá continuidade ao trabalho iniciado na edição anterior e traz como tema central o processo de colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro. Uma das referências básicas para o trabalho é o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes, que apadrinha a iniciativa.
“Trazer o projeto ‘Era Uma Vez…Brasil’ para a rede municipal de Ribeirão Preto é uma honra. Contar a história do nosso país de forma inovadora, unindo a literatura e a tecnologia, despertando a criatividade dos nossos estudantes para o que foi vivido, é excelente”, disse o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.
Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do país, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.
“Estimular nossos estudantes neste retorno das aulas presenciais vai colaborar e muito com o processo de aprendizagem”, pontuou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.
“A Origem foi muito feliz na elaboração do projeto e na sua evolução. Inovador e multifacetado, une literatura, audiovisual, história, cultura indígena. Trata a valorizaçã, da criatividade dos nossos alunos, do conhecimento dos nossos professores. Bons frutos serão gerados como resultado do ‘Era Uma Vez… Brasil’, não só o material artístico produzido pelos participantes que ficará para a cidade, mas, principalmente, as oportunidades de pertencimento e acesso a esses jovens”, disse Pedro Leão, secretário adjunto da Cultura e Turismo.
ETAPAS
A primeira etapa do projeto, chamada de Fatos Históricos, mobiliza os professores de História das escolas participantes, que, em encontros sucessivos de formação e capacitação, incluindo vivências culturais de temática indígena e afro-brasileira, conhecem o conteúdo pedagógico do projeto. A partir desses encontros, os professores passam a propor diferentes atividades de leitura e pesquisa aos alunos, tendo como resultado a produção de histórias em quadrinhos. As cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas por eles integrarão o livro “O outro lado da História”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.
Os estudantes que criaram as melhores HQs seguem para a segunda etapa, o ‘Campus de arte-educação’. Nesta etapa, os alunos passam por uma imersão às diferentes linguagens artísticas trabalhadas no projeto, participando de oficinas de Interpretação, Roteiro, Som e Fotografia, além de Vivências Indígenas e Afro-brasileiras. Como resultado desses encontros, os estudantes produzem curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a atividade mais aguardada do projeto, a viagem a Portugal.
INTERCÂMBIO
Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas a pontos históricos, o grupo de adolescentes visitará escolas públicas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os filmes produzidos e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados.
ERA UMA VEZ… COMUNIDADE
Realizada após o intercâmbio, a quarta etapa do projeto “Era uma Vez… Brasil” traz um diálogo direto com a comunidade de cada estudante, compartilhando e multiplicando assim os conhecimentos e a experiência adquiridos durante o projeto. Os participantes serão estimulados a produzir um ‘Projeto de Intervenção’ que impacte sua comunidade. Durante o encontro eles compartilharão suas visões, experiências e expectativas de transformação nas mais diversas naturezas: política, econômica, social e cultural.