A Secretaria de Saúde de Birigui (SP) está fazendo um apelo à população para que permita a entrada dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias nas residências para realizar os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Devido ao momento delicado de epidemia de dengue no município, a pasta está fazendo mutirão pelos bairros. Os agentes estão percorrendo os imóveis para orientar os moradores e eliminar materiais inservíveis que possam acumular água, servindo de criadouro para o mosquito.
Todos os agentes visitam as casas uniformizados com camisetas da Secretaria de Saúde e utilizando crachá de identificação. Os agentes sempre solicitam ao morador que acompanhe a vistoria dele pelo imóvel. No caso de dúvidas, o cidadão deve solicitar a apresentação do crachá, do qual consta a foto, nome completo, função, matrícula e RG, além do brasão da prefeitura.
O morador pode também ligar na Secretaria de Saúde para confirmar a identificação do profissional e se o mutirão está acontecendo no bairro onde mora. O telefone é (18) 3643-6274.
Nos quatro meses deste ano, Birigui registrou 824 casos positivos de dengue. O número já é maior do que o anotado em todo o ano passado, que foi de 631 casos.
No mutirão de combate ao Aedes aegypti, mais de 8.360 imóveis, entre residências, comércios e terrenos baldios, foram vistoriados em 15 bairros, sendo recolhidas cerca de 25 toneladas de materiais inservíveis que serviam de criadouro do mosquito.
Conforme balanço divulgado pela pasta, larvas do mosquito foram encontradas em recipientes dentro de 310 residências e em 23 terrenos baldios. Larvas foram encontradas em latas, garrafas, plásticos, bebedouro de animais, vasos de plantas na água, baldes e pneus.