Na tarde desta quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que surgiram os primeiros casos de varíola dos macacos na cidade de Ribeirão Preto.
A Secretaria de Saúde do Município de Ribeirão Preto convocou uma coletiva para o final da tarde de hoje, quando informou que são dois casos na cidade e que os pacientes estão acompanhados pela vigilância sanitária, isolados e passam bem. A confirmação veio pelos resultados oriundos do Instituto Adolfo Lutz.
Segundo os depoimentos obtidos, os dois pacientes estiveram recentemente na Europa. Nem os nomes e os respectivos endereços foram divulgados. O tempo de recuperação varia de 2 a 4 semanas. Neste período, o paciente permanece isolado.
Os sintomas mais comuns da doença são: febre, dor de cabeça, inchaço nos gânglios, dor nas costas, dores musculares, calafrios e exaustão. A pele entra em erupção e fica avermelhada. A principal forma de contágio é o contato direto com as secreções. No Brasil já estão confirmados 200 casos de varíola dos macacos.