Enfermeiros de Ribeirão Preto promoveram uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (7), contra a medida tomada pelo Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que barrou, em medida liminar, o aumento do piso da categoria, aprovado pelo Congresso, no valor de R$ 4.750,00.
A concentração ocorreu por volta das 8 da manhã e se estendeu pelas ruas do centro da cidade. Durante o percurso, eles chamavam a atenção da população com apitaços, faixas de protesto e pediam respeito à categoria.
O Portal da Thathi publicou uma matéria, no último dia 4, explicando com detalhes a ação do Ministro e seus motivos (https://thathi.com.br/saude/medida-polemica-ministro-do-stf-suspende-aplicacao-do-piso-nacional-da-enfermagem/)
O sindicato da categoria enviou uma nota, referendando as manifestações ocorridas nesta quarta-feira (7)
“A Diretoria do SINDEES Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Ribeirão Preto e Região, vem a público declarar o seu total e irrestrito apoio a luta dos profissionais de enfermagem na luta pela implementação do Piso dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem instituído pela Lei 14.434/2022, suspensa por decisão do Ministro Barroso do STF. Parabenizamos TODOS os profissionais da Saúde que hoje foram as ruas de LUTO, e realizaram uma linda manifestação pacifica e ordeira, sem qualquer cunho político partidário, onde milhares de trabalhadores demonstraram para a população de Ribeirão Preto e várias cidades de nossa Região como Matão, Taquaritinga, Sertãozinho, São Joaquim da Barra, Batatais, Serrana, Pontal, e tantas outras, toda a indignação contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, estamos levando ao conhecimento da população que nossa luta é para que os profissionais da enfermagem recebam o que a Lei determina, estes profissionais, que dia e noite colocam suas vidas em risco, que foram os heróis da pandemia COVID-19, e esta luta foi reconhecida pela população. Os aplausos e homenagens, foram em grande numero, nosso muito obrigado, mas agora precisamos ter um salário digno e justo e pedimos o apoio da população e dos nossos Empregadores. Conclamamos a todos para uma nova manifestação no dia 09 de setembro das 11:00 as 14:00 horas, onde o País inteiro estará novamente nas ruas. JUNTOS SOMOS FORTES. Sergio Roberto Bauduino Presidente do SINDEES”
Texto atualizado às 14h45min