A EcoRodovias venceu nesta quinta-feira (15) o leilão de concessão do Lote Noroeste Paulista, composto por cerca de 600 quilômetros de rodovias estaduais nos próximos 30 anos, contribuindo para o desenvolvimento da região e gerando mais de 30 mil empregos (contando diretos, indiretos e efeito renda). Após assumir esses novos trechos, a companhia se consolidará como a operadora com a maior malha viária do país.
O Lote Noroeste é composto por trechos de cinco rodovias do interior paulista, onde circulam diariamente cerca de 80 mil veículos, nas regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos, incluindo a SP-310 (Rod. Washington Luís), importante corredor logístico para o transporte de produtos agropecuários e de fertilizantes. Atualmente, essa malha é operada por duas concessionárias que estão no período final de seus contratos, a AB Triângulo do Sol e a Tebe – com transferências de gestão das rodovias previstas, respectivamente, para 2023 e 2025.
A EcoRodovias ficará responsável por implantar 123 quilômetros de duplicações, além de 147 quilômetros de terceiras faixas, incluindo a antiga demanda de ampliação na Rodovia Washington Luís (SP-310), entre os municípios Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol. Outra inovação desta concessão é o “Sistema Automático Livre” de pedagiamento. As 10 praças que já existem nessa malha serão, gradativamente, desativadas e substituídas por 10 pórticos, o que deve ocorrer entre o 2° e o 7° ano de contrato. O sistema de pagamento automático prevê que, ao passar pelos pórticos, a cobrança seja feita por meio dos tags/etiquetas eletrônicas instalados nos veículos, sem a necessidade de paradas ou redução de velocidade, sendo o risco de eventuais inadimplências no pagamento da tarifa de pedágio alocado ao Poder Concedente.
Tão logo a EcoRodovias assuma as rodovias, também haverá descontos progressivos para usuários frequentes que podem chegar a até cerca de 95%.