Transtornos Alimentares em Homens

Nutricionista e professora universitária Ana Carolina Port

A primeira descrição de transtornos alimentares (TA) em homens data do final da década de 1860. Apesar de ter sido descrito há muitos anos, a literatura médica acabou se concentrando nos transtornos alimentares na população feminina e ainda temos poucas publicações sobre a população masculina, o que reduz o conhecimento até mesmo da população sobre o tema.

Algumas pessoas se surpreendem ao saber que Bulimia, Anorexia e Compulsão Alimentar podem ocorrer também com homens, por haver um estigma sobre estes transtornos de que é “coisa de mulher”. É como se admitir o transtorno ferisse a masculinidade do homem que pode ter a patologia, com um desejo de não parecer fraco ou vulnerável.

Estudos científicos iniciais estimavam uma prevalência de 1 homem para cada 9 mulheres portadores de TA, porém novos estudos têm demonstrado uma proporção de até 4 homens para 6 mulheres e o que se questiona é se este fenômeno demonstra um aumento real de novos casos no sexo masculino ou houve mais diagnósticos em função do aumento da confiança de homens procurarem ajuda para problemas com comportamento alimentar.

Parece que a mídia e a internet têm favorecido o olhar para estes transtornos na população masculina. Nos anos 1990, o cantor Daniel Johns, vocalista da banda Silverchair, lançou uma música falando sobre sua luta com a anorexia nervosa chamada Ana´s Song. Já recuperado da doença, em 2021, o cantor falou sobre seu transtorno em seu podcast “Who is Daniel Johns?”, contando sobre alguns comportamentos que tinha aos 18 anos quando começou sua batalha contra a Anorexia. No podcast conta que esperava até todos dormirem para fazer longas caminhadas para perder peso e que controlar o que comia era única decisão que parecia conseguir fazer em meio a muitas decisões sobre a banda e sua carreira que não eram tomadas por ele. Além de Daniel, as redes sociais têm possibilitado maior evidência para o assunto já que outros homens têm compartilhado seus relatos e experiências com os TAs.

Os sintomas vivenciados pelos homens com TA são muito parecidos com os vivenciados pelas mulheres com o mesmo tipo de transtorno, porém parece que se isolam mais, sintoma relatado pelo cantor Daniel Johns em seu podcast, que conta que preferia ficar em casa sozinho e não ir a festas com amigos na época da banda, sentindo-se cada abandonado. Além do isolamento, podem também apresentar abuso de substâncias (drogas lícitas e ilícitas) e automutilação.

Segue abaixo uma lista de sinais de atitudes ou comportamentos comuns em homens com TA:

  • Preocupação excessiva com o peso, forma e calorias;
  • Perfeccionismo e autocrítica excessiva;
  • Culpa, vergonha ou segredo relacionados à alimentação e ao corpo;
  • Excessivo uso de substâncias e suplementos para aumentar ou diminuir o peso
  • Evitar alguns tipos alimentos, especialmente os considerados “engordativos” ou ainda evitar grupos de alimentos ou nutrientes como carboidrato, por exemplo;
  • Sentir-se gordo ou magro, independentemente do tamanho do corpo;
  • Dietas restritas e exercícios excessivos;
  • Insistir em praticar exercícios físicos mesmo quando estão lesionados;
  • Apresentar sinais de estresse e ansiedade quando não conseguem treinar;
  • Diminuição do interesse sexual;
  • Uso de esteroides anabolizantes.

Importante atentar-se para o fato de que os transtornos alimentares não escolhem orientação sexual e podem atingir tanto homens homossexuais quanto heterossexuais (ou bi/pansexuais). Se você conhece alguém com alguma característica acima, incentive-o a procurar ajuda especializada para avaliar se há o transtorno. O diagnóstico é feito por psiquiatras e o tratamento deve ser interdisciplinar com acompanhamento de nutricionista e psicólogo, com auxílio de outros profissionais da saúde como profissionais de educação física e fisioterapeutas.

Ana Carolina Port, Nutricionista Clínica com Aprimoramento em Nutrição Pediátrica e Mestre em Ciências pela FMRP/USP, aprimoranda em Transtornos Alimentares pelo Ambulim IPq/USP, Docente Universitária, Colunista do programa Alto Astral da TV Thathi de Ribeirão Preto.

Atendimento com abordagem sem dieta baseada em Entrevista Motivacional, Comer Intuitivo e Mindful Eating.

 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS