Entender sobre finanças deveria ser matéria de berço, pois não é sobre números, é sobre metas, organização, saber escolher, pensar no futuro e se planejar para ele.
A educação financeira é importante para pessoas em qualquer faixa de renda, que buscam tranquilidade e segurança.
Saber ganhar, economizar e investir os seus recursos é a melhor maneira de garantir essa segurança. E ao contrário do que dizem, nunca é tarde para começar.
A crise financeira causada pela pandemia impactou milhares de famílias. Vários problemas chegaram com mais intensidade, como a alta do desemprego, a perda e redução de renda e principalmente os itens de cesta básica mais caros.
E por conta de problemas como esses passamos a se preocupar mais com as finanças e buscar maneiras de administrar melhor os gastos. Usar a adversidade para evoluir faz parte do processo. Criar uma nova fonte de renda extra e ter uma pequena reserva de emergência tem que ser prioridade, se planeje para isso.
O planejamento financeiro pessoal nada mais é do que a organização e controle do seu dinheiro e tudo que envolve suas finanças. Ele funciona como um guia para você ter clareza sobre o que faz com o seu dinheiro.
Estabelecer um padrão de vida que possibilite poupar todo mês uma pequena parte de tudo que entra faz parte desse controle.
Trace suas metas e crie uma estratégia para alcançar as metas traçadas. Pois o planejamento financeiro é o processo de atingir metas com gerenciamento adequado.
Vamos colocar em prática!