Gripe está em alta em 9 estados

Os casos de síndrome gripal estão em alta em pelo menos 9 estados do Brasil. O aumento começou no fim do mês passado e foi se multiplicando. A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a declarar a epidemia. Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio confirmou que a epidemia já se espalhou por toda a Região Metropolitana.

O órgão informou ainda que o estado todo sofre com o desabastecimento de vacinas. Belém, Porto Velho e Salvador confirmaram surto de gripe. No Espírito Santo, há “indicadores pra epidemia de Influenza”. Em São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Pernambuco, as autoridades tão em alerta por conta do aumento dos casos.

 (foto: Agência Brasil)

Por causa da semelhança dos sintomas, as infecções da gripe e Covid podem ser inicialmente confundidas. O diagnóstico certeiro só é possível com um teste de antígeno, mas especialistas explicam que há sinais que podem ajudar a diferenciar as doenças. A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus Influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias: Febre alta; Calafrios; Dores musculares; Tosse e Dor de garganta.

Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do sétimo dia. De acordo com os médicos, os sintomas da Ômicron são “diferentes” das cepas anteriores e incluem: Dor de garganta; Dor no corpo, principalmente na região da lombar; nariz entupido, Problemas estomacais e diarreia. No Brasil, as variantes Delta e Gama ainda são predominantes. Seus sintomas podem incluir: Perda de olfato e paladar; Dor no corpo; Dor de cabeça; Febre e Tosse.

 

Da Redação

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS