A Câmara de Ribeirão Preto vota nesta quinta-feira (13) um projeto de resolução que convoca o secretário de administração Ricardo Fernandes Abreu. A pauta do depoimento, se aprovado, será a relação entre o governo municipal e o Consórcio ProUrbano, responsável pelo transporte coletivo na cidade.
O requerimento que deu origem à convocação foi aprovado em setembro, depois que o consórcio depositou, no dia de pagamento, só metade dos salários de seus colaboradores. Houve ameaça de greve e o restante dos salários foi pago dois dias depois.
Segundo o autor do pedido de convocação, vereador Marcos Papa (Podemos), a pasta comandada por Abreu é a gestora do contrato. Por isso, deve explicar aos vereadores como é feita a fiscalização.
Se a convocação de Abreu for aprovada, a Câmara deve emitir uma notificação ao secretário e agendar uma sessão extraordinária para ouvi-lo.
Nesse caso, o integrante do primeiro escalão do governo deve comparecer ao Legislativo sob pena de condução coercitiva e investigação por crime de desobediência.