O corpo é de garrafa pet. Cabelos confeccionados de restos de espuma encontrados num brinquedo descartado. Orelhas feitas de tampinhas de refrigerante. A cabeça, o tronco, os braços, as mãos, pernas e pés recheados com papel velho. O que se descarta pela cidade pode ser reaproveitado, ressurgindo em outros significados?
O Grupo Teatro de Sobras de Ribeirão Preto, criado em 2019, e que atua na exploração de materiais recicláveis e sobras descartáveis para a confecção e elaboração de seus espetáculos, aposta que SIM ao criar pelas mãos de seus atores o espetáculo infantojuvenil Mundo Sonha Mundo e, especialmente, a protagonista Pétala, uma cientista poderosa constituída de sobras de materiais descartados e transformados em arte, à luz do teatro de animação.
Mundo Sonha Mundo tem como tema e linguagem a reutilização criativa de materiais recicláveis: “Mais de oitenta por cento dos elementos utilizados em cena, como a boneca Pétala, cenários e adereços foram coletados de sucatas. E aos poucos essa construção material, artística e manual foi ganhando forma, cores, brilho, um novo mundo surgindo e se ressignificando”, como pontua Ju Marques, uma das atrizes criadoras do espetáculo.
Mas, quem é Pétala e qual a sua história?- A personagem central, Pétala, vive no século XXI, é uma jovem cientista conhecedora das máquinas e filha da tecnologia de sua era. Concentrada em seu laboratório, passa horas na construção de uma máquina do tempo e, assim que realiza seu primeiro teste, é transportada para o futuro.
Ao chegar lá, descobre que o mundo como o conhecemos hoje está em ruínas e dominado por montanhas de lixo. Preocupada e curiosa, parte para descobrir mais sobre esse “novo” planeta. É a partir daí que começa a trajetória da personagem, ao encontro de grandes desafios, numa terra hostil povoada por coisas extraordinárias e misteriosas. Mas afinal, o que Pétala encontrará por lá? Fica o convite para conhecer mais dessa história.
Para a construção cênica, o grupo (Daniele Viola, Ju Marques, Cazula Mariana e Renan Eichel) contou com a assessoria criativa dos integrantes do coletivo de teatro de bonecos “Pigmalião Escultura que Mexe” de Belo Horizonte, Híbrida – Floresthá Produções na composição da trilha sonora original, figurino de Zezé Cherubini e a iluminação de Daniele Viola.
Programações- Para mostrar e compartilhar gratuitamente essas construções, o grupo irá oferecer uma oficina em dois módulos sobre teatro de animação/bonecos, que vai ocorrer nos dias: 6 e 8 de dezembro, às 19 horas, no espaço cultural da Cerâmica São Luiz (Rua Municipal, 32) e é voltada para professores, atores, estudantes das artes e agentes culturais acima de 12 anos, que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre técnicas de animação que contribuem para expressividade em cena, por meio da ressignificação de objetos cotidianos e a partir de materiais descartados e recolhidos.
As pessoas interessadas devem fazer suas inscrições no link disponível no perfil da rede social do grupo www.instagram.com/teatrodesobras.
Já no dia 10 de dezembro, às 10 horas, acontece a Live de Compartilhamento do Processo Criativo pelo instagram do grupo. E no dia seguinte, 11 de dezembro, às 16 horas, acontece a exibição online do espetáculo Mundo Sonha Mundo no Youtube/teatrodesobras.
Mundo Sonho Mundo contará ainda com uma apresentação online diferenciada no dia 17 de dezembro, às 16 horas, com audiodescrição, que é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam assistir e entender melhor filmes e peças de teatro, por exemplo.
Antes destas atividades que ainda serão realizadas, os atores e atrizes do Teatro de Sobras estiveram em escolas públicas com uma temporada de 8 apresentações para crianças e adolescentes da rede.
Serviços
-Oficina Teatro de Sobras, nos dias 6 e 8 de dezembro às 19 horas. Inscrição: www.instagram.com/teatrodesobras.
Live de Compartilhamento de Processo, 10 de dezembro às 10 horas. O Grupo Teatro de Sobras convida para a live realizada no @teatrodesobras pelos integrantes do grupo para compartilhamento do processo de montagem do espetáculo Mundo sonha Mundo.
Espetáculo Mundo sonha Mundo online, 11 de dezembro às 16 horas no Youtube/teatrodesobras. Projeto realizado por meio do ProAC Expresso Editais 07/2021 Produção de Espetáculo Inédito para o público infantojuvenil, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Informações: www.instagram.com/teatrodesobras
Ficha Técnica
Criação Cênica: Teatro de Sobras – Ribeirão Preto/SP
Assessoria Cênica: Coletivo Pigmalião Escultura que Mexe – Belo Horizonte/MG
Cenografia e Bonecos: Teatro de Sobras
Atrizes-Animadoras: Daniele Viola, Ju Marques, Cazula Mariana e Renan Eichel
Trilha sonora original e produção musical: Híbrida – Floresthá Produções
Concepção Iluminação: Daniele Viola
Figurino Pétala: Zezé Cherubini
Design gráfico: Rodrigo Lima
Coordenação de Produção: Nathália Fernandes
Assistência de Produção: Ju Marques
Produção: Oriri Agência Cultural
Assessoria de imprensa: Márcia Rosseto
Registro Fotográfico: Aloander Oliveira
Audiovisual: Nave Mãe
Apoio: Vivacidade – Cerâmica São Luiz