RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Concessionária deve indenizar funcionária que trabalhou durante licença maternidade

À Justiça, a trabalhadora contou que não conseguiu se abster de suas funções e foi impedida de desfrutar integralmente da companhia do filho recém-nascido.

A juíza Karoline Sousa Alves Dias, da 46ª Vara do Trabalho de São Paulo, condenou uma concessionária de veículos a indenizar uma trabalhadora que prestou serviços durante a licença maternidade e não pôde desfrutar integralmente do seu afastamento.

Em depoimento, a autora afirmou que não foi substituída e continuou a atender e-mails e mensagens via WhatsApp. Na legislação trabalhista essa prática é vedada, visto que a gestante tem direito a 120 dias de afastamento sem prejuízo do salário e emprego.

A magistrada pontuou que a exigência de trabalho na licença maternidade implica em envolvimento emocional e tira o direito da mãe de conviver com a criança em seus primeiros momentos de vida.

Ela ainda acrescentou que nessa situação o dano moral é presumido, sendo desnecessário comprovar qualquer tipo de prova para demonstrar o abalo e a dor da reclamante. Levando em conta a fundamentação do TST, a juíza condenou a empresa a pagar o montante de R$ 5 mil por danos extrapatrimoniais.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TRT2

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS